A APVNSE mantém uma relação muito próxima com a Câmara Municipal de Benavente, reconhecendo nesta entidade um parceiro essencial para o desenvolvimento de Vila Nova de Santo Estêvão, e procurando garantir que a autarquia assegure a prestação dos serviços públicos necessários.
Neste âmbito, assume especial relevo, o processo de atribuição da toponímica às ruas do empreendimento, e a colaboração na adequação dos serviços (recolha de lixo, manutenção de jardins, etc), às necessidades dos proprietários.
É igualmente de realçar o esforço conjunto efetuado entre a APVNSE e o Serviço Municipal de Proteção Civil, para garantir a segurança contra incêndios da área de VNSE.
Conforme determinado no Alvará de Loteamento do empreendimento, a limpeza, conservação, manutenção e vigilância de toda a área correspondente à zona de enquadramento é da responsabilidade dos proprietários, pelo que, nos termos e para os efeitos do previsto na alínea d) do ponto 2 do art. 46.º do Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de dezembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 60/2007, de 4 de setembro e republicado pelo Decreto-Lei n.º 26/2010, de 30 de março, foi celebrado um acordo de cooperação entre a APVNSE e a CMB.